sexta-feira, 3 de abril de 2020

Não vos inquieteis pelo dia de amanhã


Por razões óbvias – pelo menos para quem me conhece – nunca gostei de zoológico, aquário ou gaiolas. Dizia: de bicho preso já basta eu! E olha só, ontem vi pessoas fazendo coro comigo! Isolamento social é uma realidade velha conhecida, ela não me espanta e não me causa pânico. Claro, reconheço que a causa é outra, meu isolamento anterior atingia só a mim, familiares e sem nenhum prejuízo a algumas pessoas que me “socorreram” nos tempos de escola. Inclui aspas, porque socorrer não é bem a palavra. Alguns deram uma forcinha quando minha consciência tinha ido passear para um lado enquanto o corpo caminhava para outro, ou caiu em estado de poesia, como romantizou Mario Quintana.

Pode ser meio chato eu ficar repetindo isso. Mas está sendo inevitável a associação dos fatos. O objetivo comum é o mesmo: isolar para preservar. Preservar quem do que, é questionável. Mas lá no passado só me cabia obedecer àqueles que exerciam autoridade sobre mim – no caso minha mãe, e aqueles que me sustentavam. E aqui, aos poucos começou toda a minha trajetória para ganhar forças para romper o isolamento.

É fácil sustentar crianças e adolescentes. Agora experimenta sustentar adultos improdutivos para ver se a coisa não muda de figura! Dos 18 anos em diante era o que me tornei, e esta experiência é uma das mais terríveis possíveis. “Como assim?” - Lamentava. “Eu quero trabalhar! Eu não pedi para ninguém me sustentar, eu não pedi por doença nenhuma. Estão me matando para eu não morrer!” Doenças psicológicas podem matar. A baixa imunidade me inclui no grupo de risco, tudo pelo isolamento social na fase onde crianças e jovens precisavam mais é se contaminar para criar anticorpos! E isso me deixa bem na mira do Covid-19, que passou raspando... hoje não Coronão!

Ninguém me liberou oficialmente do isolamento. Fui escapando aos poucos. Vencendo pelo cansaço. É possível que eu tenha feito algumas coisas erradas neste período, para burlar o estado das coisas, contra o tempo determinado por Deus, que acreditava – na minha insensatez – estar demorando demais. Apesar disso, foi um momento muito feliz da minha vida, que aproximou o Senhor Jesus de mim, visto que eu jamais faria o movimento contrário. Mesmo na minha teimosia, o Senhor me consolava: E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. 2 Coríntios 12:9. Todas as obras das minhas mãos foram frustradas até que Deus quis fazer acontecer, e o mais belo é que tudo começou com uma visita inesperada de um amigo de infância (de antes de tudo). Nunca que eu pensei em receber aquela visita, naquele dia, naquelas condições. Mas ela veio, ali foi o sinal para eu agarrar a oportunidade que ele trazia, e era o último dia possível para eu aderir ao que ele me anunciava...

Tendo ainda mais forte que naquela época a confiança no nosso intercessor direto -
 o Senhor Jesus - junto ao Pai, e sabendo da minha humilde experiência e tudo e todos que Deus moveu em meu auxílio, de boa ou má vontade fizeram exatamente o que precisava ser feito. Esse mesmo Deus não há de desamparar pessoas de um país inteiro, para não dizer nos continentes, adultos improdutivos, que em sua maioria não está nesta condição por preguiça, não por crerem que é obrigação do Estado ou dos empresários o seu sustento. Mas por força das circunstâncias e obediência às determinações das autoridades. Certamente esses dias estão trazendo uma infinidade de aprendizado.
Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; João 1:12
Todos aqueles que crêem no Senhor Jesus, na boa nova do evangelho, são feitos filhos de Deus! Se nosso pai terreno, por pior que seja, não nos deixa morrer à míngua (salvo exceções), quantas bençãos o Pai do Céu não guarda para nós? Pois se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem? Lucas 11:13. Numa geração que desaprendeu a obediência e a paciência, é possível que esta quarentena esteja servindo para baixar a bola de muitas almas mal-acostumadas a terem tudo na hora. Porque o Senhor repreende aquele a quem ama, assim como o pai ao filho a quem quer bem. Provérbios 3:12.

Tenham calma! Aflições fazem parte. É possível que muitos já estejam contaminados sem nem saber, pois estão assintomáticos, outros vão conseguir fugir da contaminação por muito tempo, e muitos que poderão ser contaminados! Há países em estado avançado no desenvolvimento da vacina, já existem medicamentos sendo aplicados com sucesso mesmo aos casos graves. Calma! O que tiver que acontecer vai ocorrer com quarentena horizontal, vertical ou sem quarentena. Se você não crê na boa notícia a que a Bíblia dá testemunho, creio que o Coronavírus é o menor dos seus problemas, e não pelo vírus ser microscópico, que em seu maior potencial letal só pode fazer mal ao seu corpo. E a tua alma?

Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal. Mateus 6:34

Nenhum comentário:

Postar um comentário