domingo, 23 de fevereiro de 2020

É melhor ser feliz que estar certo



Dizem por aí que é melhor ser feliz que estar certo. Geralmente significa que devemos abrir mão da razão em prol de caprichos de outra pessoa, que embora errada, sua opinião deve prevalecer. E há quem fique feliz em abrir mão da razão, pois acham que é melhor que perder tempo tentando convencer a pessoa do que é certo.

Mas o que é certo, é certo. Já dizia minha mãe. Até dá para abrir mão disto para evitar a fadiga, dependendo da situação, mas dificilmente isto fará alguém de bom senso feliz, e com certeza (palavra com a mesma raiz) as consequências não serão nada divertidas para quem optou pelo errado por mera birra, orgulho ou pretensão.

Na Bíblia não é utilizado o termo “estar certo” nas melhores traduções, mas algo equivalente é a expressão “fazer o que é reto”, que significa seguir pelo caminho direito. A Palavra de Deus também é rica em exemplos de pessoas que faziam aquilo que “parecia reto” aos seus olhos. Na verdade, o que acontece com quem prefere ser feliz a estar certo, é que ele se rende a opinião daquele que é reto aos próprios olhos.

O caminho do insensato é reto aos seus próprios olhos, mas o que dá ouvidos ao conselho é sábio. Provérbios 12:15

Se for seguir este raciocínio de ceder ao erro, ou ao que parece reto para evitar contragostos, devemos sempre nos render ao Diabo, pois é quem mais nos seduz e insiste em nos mostrar coisas tolas, modernas, aparentemente retas, que tem boa aderência de muitas pessoas. É irritante a insistência do inimigo em mostrar como é mais fácil seguir a correnteza que nadar contra a maré. Nossa como somos teimosos em seguir o caminho reto quando a curva é tão mais interessante, sinuosa e bela! Aquele caminho curto causa tão poucos atritos e agrada tanto a opinião popular! Saia fora da caixa, mas nem tanto se a opinião alheia for contrária ao correto, entorte um pouco, não tem problema! Valores? Princípios? Para que? Escolha outros... 


Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Tiago 4:7

Não deis lugar ao diabo. Efésios 4:27

Para mim toda relativização do que é certo, não importa em que contexto, é uma brecha para o diabo, o único que sai feliz em toda a história.


Nenhum comentário:

Postar um comentário