terça-feira, 31 de março de 2020

Não tenhais medo


E, aproximando-se Jesus, tocou-lhes e disse: Levantai-vos, e não tenhais medo. Mateus 17:7

Depois de três semanas tossindo, eis que fui passar alguns dias da minha quarentena internada num hospital. Lá fiz o tão temido teste Covid-19, que é feito coletando secreção do nariz e garganta. Também testaram o Influenza A (aquele outro vírus bem mais danadinho!) e B. Negativo para todos!

O teste do Coronavírus demorou 48hs para sair o resultado. Até o teste sair, tive uma ideia do que seria um leproso nos dias do Velho Testamento! A equipe de limpeza e que servia a refeição, particularmente, mesmo trabalhando em hospital com infectados por tudo quanto é vírus e bactérias, eram os mais assustados e em pânico. Mal me olhavam, e mesmo entrando encapuzados com máscara, touca, luva, avental – que deveriam deixar na lixeira do quarto antes de sair – eles sentiam medo. Curioso.

Eu não tive medo de testar positivo. Apavorados estavam muitos ao meu redor e, por causa deles dou graças a Deus pelo resultado negativo. Olha a loucura: prefiro continuar doente e me tratando da Pneumonia que estar com Coronavírus, cujo um dos sintomas para os casos que complica é exatamente Pneumonia! Ou seja, ficaria elas por elas. Ah, mas o vírus é mais letal, dizem. Há controvérsias, mas não sou médica nem youtuber sabichão, então não vou opinar. O fato é que pessoas estão se curando do vírus, e isto é o que importa.

Escrevi no post anterior que este isolamento social está mais fácil por causa da internet. Começo a reconsiderar minha opinião... Particularmente as redes sociais estão tão nocivas quanto a TV. Possivelmente aquela equipe do hospital assistiu muita TV ou ficou muito no Facebook. Nesses ambientes virtuais reina o medo, a raiva, a ira, a histeria, o pânico. O que não ajuda, e ainda atrapalha.

Estresse e raiva baixam a imunidade. Li um dia que pela neurolinguística tosse significa raiva contida na garganta sem poder confessar, por sentir que sua opinião não tem valor; é um sintoma psicossomático. A pneumonia é puro desespero, já é o fim da linha para quem carrega a tosse (raiva e sentimento de inutilidade) por muito tempo. Esse blog fala de fé e não de ciência, não vou entrar no mérito sobre a veracidade das definições, digo apenas que coincidem com a realidade da minha experiência. Dito isto, é preocupante o cenário de tanta fúria nas redes sociais, e tantas desavenças na TV, enfraquecendo a imunidade das pessoas, diante de um vírus que ataca exatamente as funções prejudicadas pelo ambiente. E isto no mundo todo!

Por outro lado, estou certa de que a medida de todos os acontecimentos está nas mãos de Deus. Jó não leu os primeiros capítulos do livro que narra sua vida, onde o Diabo contendia com Deus para o derrubar. Nós também não vemos os bastidores. Quem está em derredor querendo dizimar nações (de fato?) com um vírus? ou quem está movendo pessoas, para, aproveitando-se do vírus, aumentar a fome, o desemprego, e tantas outras coisas ruins que podem ser causadas pelo isolamento forçado e proibição de liberdades individuais?

Sujeitar-se às autoridades é dever. Se o presidente disser A, faça A, mas se o Governador do seu estado disser B, faça B, e se o Prefeito do seu município disser C, siga, e por aí vai. Simples assim! eles podem se contradizer, e nós temos que obedecer desde que não contrarie a Palavra de Deus. Concordar com as medidas, são outros quinhentos!

Eu aprendi a conviver com a ameaça de morte iminente no primeiro passo que eu desse na rua. Meu isolamento passado (que também citei no post anterior) foi forçado exatamente por esta premissa: se ela sair na rua sozinha, vai ter uma crise e vai morrer atropelada, ou cair e bater a cabeça e morrer. Trágico não? Meu argumento, vão, era o clichê: para morrer basta estar vivo, cair e bater a cabeça pode acontecer em casa. E existe uma infinidade de causa mortis possíveis dentro de casa, inclusive pneumonias, ataque do coração, AVC, queda, suicídio etc. Acrescenta aí o Coronavírus, que pode pegar uma carona na moto do rapaz do IFood e chegar até nós em casa. Continuo confiando em Deus, que me fez sair do isolamento anterior, tomando todo o cuidado possível.

Ninguém precisa sair por aí, valentão, sem tomar as medidas sanitárias cabíveis e dizendo que “praga nenhuma chegará a tua tenta”. E Jesus, respondendo, disse-lhe: Dito está: Não tentarás ao Senhor teu Deus. Lucas 4:12. Siga as orientações, os cuidados necessários, fique alerta, vírus e bactérias são velhos conhecidos, esse aí é só um que em breve vai ser só mais uma causa de doença dentre tantas. Para quem está proibido de sair de casa, as recomendações são a mesma. Acrescentaria apenas, algo que optei por fazer: reduzir visita às redes sociais, passar longe da TV ou Rádio, particularmente quando o assunto for Coronavírus, e voltar-se para o Senhor Jesus, e toda a riqueza da sua Palavra! Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; Colossenses 3:2. Se você não é cristão, e acha impraticável o último conselho, aproveite o ócio e pense: se o Covid-19 dizimar toda a humanidade, para onde iria a sua alma? A alma é imortal, o destino eterno é que muda. Já pensou sobre isso?

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16

Nenhum comentário:

Postar um comentário