segunda-feira, 23 de março de 2020

Quarentena


Estou aqui em casa, em quarentena imposta, como muitos pelo mundo afora. Em toda minha vida, nunca testemunhei um isolamento coletivo envolvendo países de vários continentes. E olha que há não muito tempo, ali em 2009, tivemos o surto do vírus Influenza H1N1, bem semelhante ao Coronavírus, embora, aparentemente mais letal que o atual Covid-19. Estou na prática no 4º dia de afastamento social, inclusive do trabalho, por doença respiratória pré-existente, que me torna vulnerável ao tal do Coronavírus.

Esse período e os hábitos diários relacionados ao isolamento é muito familiar. Como já escrevi outras vezes aqui, na adolescência tive Epilepsia, e isso por vários motivos e decisões alheias à minha vontade, me fez ficar longos oito anos da vida em afastamento social. Numa época em que não tinha acesso à internet, nem redes sociais. Eu não era proibida por um governo de sair de casa, mas por várias outras pessoas, e até pela minha própria cabeça, que mal conseguia atravessar a rua correndo para sentir a sensação. Foi uma fase difícil.

Hoje é muito mais fácil. Dá para ficar em casa e conversar com o colega que está em outra casa, outra cidade, outro país. Dá para fazer uma compra na Internet, dá para se entreter com a internet, perceber que a TV está forçando um pouco a barra com as informações passadas... e dá para ficar em casa, de boa, escrevendo, como fiz a maior parte do meu isolamento passado. Hábito adquirido e nunca abandonado!

Escrevi aqui num post chamado Eu perdi o mundo para ganhar vida, que Deus me tirou do mundo naquele período. Teu poder foi me aperfeiçoando na minha fraqueza, na minha solidão, minha tristeza e desespero cada vez que eu ficava olhando as pessoas na rua, esperando passar um rosto conhecido! Ali quando nenhuma ação minha alcançava qualquer resultado, Deus me ensinou que confiar o controle de nossas vidas à Ele, é a melhor das escolhas!

Ele está no controle! Deus disse a Jó: “Quem primeiro me deu, para que eu haja de retribuir-lhe? Pois o que está debaixo de todos os céus é meu.” Jó 41:11. Jó passou por fortes aflições, econômicas, familiares e físicas e absolutamente nada saiu do controle de Deus ou ficou sem justa retribuição. Assim como eu, apesar de sentir ainda hoje os efeitos negativos daquele isolamento: baixa imunidade (sim o isolamento abaixa a imunidade ao invés de fortalecer, o que gera força é justamente o contato com vírus e bactérias por meio de contato social e vacinas); falta de malícia em muitas circunstâncias, dificuldade de comunicação verbal, tudo isso é pouca coisa diante do grande benefício que tive pelo contato com a Palavra de Deus nessa fase da minha vida.

Já disse, poderia ter sido diferente? Sim. Mas Deus permitiu que assim fosse. Hoje fico muito mais tranquila nesse novo isolamento, porque mais pessoas estão engajadas involuntariamente na quarentena, e percebo em ambientes próximos pessoas levadas à Bíblia pelo medo, pela insegurança, pelo sentimento de incapacidade. E a palavra de Deus é poderosa para converter muitas almas, das mais insubmissas possíveis. Eu mesmo, me converti ouvindo a pregação de um padre católico. Porque não importa o pregador, importa a palavra proferida!"E Jesus lhe disse: Não o proibais, porque quem não é contra nós é por nós". Lucas 9:50. Imagine os efeitos disto em escala mundial?

Nas redes sociais vejo críticas as pessoas que recorrem a Deus ou a Bíblia neste momento de apreensão e medo. Não vejo problema nenhum! Antes chegar a Deus por medo e receber a salvação, que usar toda sua coragem humana e rebeldia para receber a perdição eterna, sem nem precisar contrair o Coronavírus! Muitas vidas estão sendo ceifadas pelo novo vírus somados às doenças pré-existentes, sim. Mas quantas delas são vidas já preciosas e salvas por Deus? Não devemos ter mais medo daquilo que mata o corpo que aquilo que mata a alma: "E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo". Mateus 10:28

Oremos por todos os governantes, federais, estaduais, municipais, dirigentes internacionais e monarcas. Aqueles que estiverem tomando decisões acertadas serão recompensados, aqueles que estão com má-fé também. Nenhuma das decisões está fora do controle de Deus, e de Nosso Senhor Jesus. Não há motivos para pânico. Tenhamos cuidado, higiene, obediência as autoridades. E guardemos a esperança que tudo vai acabar bem.

Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões, e ações de graças, por todos os homens;
Pelos reis, e por todos os que estão em eminência, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade;

Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador,

Que quer que todos os homens sejam salvos, e venham ao conhecimento da verdade.

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.  1 Timóteo 2:1-5

Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. João 16:33

E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:2 

Nenhum comentário:

Postar um comentário