sexta-feira, 25 de abril de 2014

Amém



Estive algum tempo meditando sobre algumas coisas que se tornam tão comuns pelo uso que perdem o seu sentido. Às vezes, utilizamos expressões esvaziadas de seu verdadeiro sentido. Exemplos: Eu te amo! Graças a Deus! Amém!

Palavras. Penso que não devo usá-las sem cuidado, principalmente essas expressões com rótulos cristãos; ou ainda, não devo usá-la em qualquer situação que tenha aparência de piedade cristã.

Nos últimos tempos venho estudando o uso da palavra Amém na Bíblia. 

Porque, se eu orar em língua desconhecida, o meu espírito ora bem, mas o meu entendimento fica sem fruto.
Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento.
De outra maneira, se tu bendisseres com o espírito, como dirá o que ocupa o lugar de indouto, o Amém, sobre a tua ação de graças, visto que não sabe o que dizes? 1 Coríntios 14:14-16

Aqui a passagem fala da responsabilidade de quem fala e como fala. No entanto, é dito também que o Amém, o “assim seja”, pressupõe a necessidade de entendimento do que foi dito. Às vezes não basta que a mensagem seja em minha própria língua, a mesma Bíblia exige entendimento.

Um dia Jesus esteve presente junto a um poço ao lado de uma mulher samaritana (João 4).

Veio uma mulher de Samaria tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber. João 4:7

A mulher conhecia todos os costumes religiosos da região. Os judeus não se comunicavam com os samaritanos, ela conhecia a história de Jacó, reconhecia Jerusalém como o lugar de adoração dos Judeus, embora adotasse religiosamente outro lugar de adoração (o monte do versículo 21) e ela também aguardava o Messias.

Ela conhecia as profecias, e pelas palavras Dele ela creu que Jesus era o Cristo, o Messias aguardado e foi prestar testemunho aos de sua terra. Os samaritanos creram primeiro pelo testemunho da mulher:

E muitos dos samaritanos daquela cidade creram nele, pela palavra da mulher, que testificou: Disse-me tudo quanto tenho feito. João 4:39

Duas coisas se destacaram para mim com esta leitura, primeiro, a mulher só percebeu que Jesus poderia ser o Cristo porque conhecia as profecias! Quanta sabedoria nós recebemos quando temos conhecimento das Escrituras! Apesar de os samaritanos não gozarem de boa fama entre os judeus por sua particular prática religiosa, ou seja, divergente daquela praticada entre o povo de Israel, eles possuíam conhecimento das Escrituras (conhecimento nem sempre quer dizer entendimento). Depois de reconhecer a verdade ela foi testemunhar a outros que também conheciam a Palavra e pôs a prova os fatos:

Vinde, vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Porventura não é este o Cristo? João 4:29

Creio que não foi uma manifestação de dúvida, mas de ordem e discernimento. 

A Bíblia relata que quando o Apóstolo Paulo junto a Silas foram a Beréia, todos os que estavam lá, ouviram de bom grado examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim (Atos 17:11). Ou seja, eles ouviram aqueles homens de bom grado porém foram provar o que havia sido dito, sob a luz da Palavra.

Claro que há uma enorme diferença, pois a mulher estava diante da luz, do verbo. Mas ela foi comunicar aos varões de Samaria. E assim aqueles homens que ouviram de bom grado o testemunho da mulher foram até Jesus. Quão bom é ouvir, ou mesmo ler o testemunho e ensino de irmãos, mas infinitamente mais importante é por à prova tudo que é dito, sujeitar todo o conhecimento ao discernimento do Espírito Santo que nos dá entendimento.

E muitos mais creram nele, por causa da sua palavra.
E diziam à mulher: Já não é pelo teu dito que nós cremos; porque nós mesmos o temos ouvido, e sabemos que este é verdadeiramente o Cristo, o Salvador do mundo. João 4:41-42

Podemos estar sinceramente enganados. A quem, ou a que dizemos Amém? Com quais ideias estamos comungando? Temos examinado nas Escrituras se assim é, ou temos dito assim seja para tudo aquilo que tenha aparência de piedade? Os samaritanos não disseram amém ao que a mulher disse, pura e simplesmente, foram buscar aquele “profeta” anunciado e ouviram eles próprios o que Ele dizia, e as Suas Palavras, vale lembrar, eram as Palavras de Deus, dispensando assim o exame nas Escrituras, neste caso.

Examinai tudo. Retende o bem. 1 Tessalonicenses 5:21

Deus nos fala por intermédio de homens, mas Ele também fala a nós mesmos pela Sua Palavra. Isso faz toda diferença.

E ao anjo da igreja de Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus (...)
Apocalipse 3:14


Nenhum comentário:

Postar um comentário