sábado, 13 de junho de 2020

O Dia Depois de Ontem – Dia dos Namorados

Photo by Acharaporn Kamornboonyarush
“Namorado não existe mais!” Diz minha mãe. Entendo o que ela quer dizer. Namorado não é marido, noivo não é marido. Há uma beleza na intimidade que não deve ser desperdiçado ou entregue sem solenidade, por mais banal que tudo tenha se tornado. E sempre que se fala em Dia dos Namorados, o que se vê nos comerciais, a agenda proposta, pouco tem a ver com esses valores, são propostas muito válidas para os casados – que não deixam de ser namorados porque oficializaram o casamento – mas namoro é outra coisa, é a linda fase inicial de uma relação entre homem e mulher.

O namorado (e a namorada também) que não antevê o casamento num ponto futuro da estrada não merece um minuto a mais da nossa atenção. O namorado que quer desfrutar de intimidade, mas não tem planos de dividir contigo sua vida e sua alma, não merece nossa dedicação. Promessas da boca para fora podem enganar por um bom tempo a quem se sente carente, ou afetado por palavras de afirmação, mas quando precisam ganhar vida e mostrar-se sólidas, não há mais meios de sustentar uma relação fracassada.

Não tenho muita experiência para falar, não tive muitos namoros duradouros (um só), e os que não duraram não estava nos meus planos que fossem tão curtos. Mas não entendo a dificuldade de quem se propõe a morar juntos e adiam a oficialização do matrimônio. Por quê? E nem estou falando de festas, ou cerimônias religiosas. Bastaria a união legal, perante testemunhas. Ah, casamento está fora de moda! É uma construção social a que as pessoas modernas não precisam se submeter, podem dizer. Será? 
Muito mais próximo da construção social estão os hábitos modernos, mesmo assim cada um escolhe o seu caminho e arca com as consequências. 

Certa vez li um livro traduzido como O Que a Bíblia Diz Sobre Romance e Namoro, do autor Douglas Nicolet, foi um bálsamo na alma para quem a época pensava que estava próxima de se casar e em um relacionamento estável. O que eu mais queria era honrar a Deus com o meu relacionamento. E era um propósito muito bom, e teria sido muito mais se fosse em comum. No livro tem um capítulo muito belo chamado Não Faça Bagunça com Lama: 


“A terra seca perde seu caráter quando misturada com água. No momento que a água é adicionada, o resultado é lama. É tão impossível construir um alicerce duradouro sobre a lama quanto sobre a água. Não tente misturar os santos padrões divinos da Palavra de Deus (terra seca) com os imundos e impuros padrões do mundo (água) (¹). Você irá terminar apenas com uma bagunça na lama! Ambos não podem se misturar com melhores resultados do que tentar colocar "vinho novo em odres velhos" (Mt 9:17).

Não tente anexar suas definições ao que Deus já chamou de "terra seca" e "água". Os pensamentos dEle são infinitamente superiores aos seus (Is 55:8-9). Às vezes, quando crentes são apanhados pelo espírito do mundo, eles são tentados a modernizar ou dar nomes diferentes aos princípios de Deus. Por exemplo, o mundo diz que, quando um homem e uma mulher não casados vivem juntos, eles estão "coabitando" ou tendo um(a) "companheiro(a)", ou fazendo "um compromisso de amor".

No entanto, Deus chama o sexo fora do casamento de pecado da fornicação.

Tentar misturar os padrões morais para um romance do mundo com os padrões santos e puros de Deus só pode trazer desastres. Tome cuidado para não criar lama moral em seu namoro! E lembre-se que o que Deus cria e nomeia é bom. Mudar Seus padrões para se adequarem às vontades do mundo apenas fará você entrar em uma "bagunça pegajosa"! "Que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? (2 Coríntios 6:14)”

(¹) Apesar da água em geral ser encontrada, nas Escrituras, como figura da Palavra de Deus (ver Ef 5:26), aqui o contexto tomado é o da criação, sendo a terra seca um local onde pode-se firmar um alicerce, o que não pode ser feito na água.” 


Eu nunca quis brincar na lama. Mas passei bem perto e carrego alguns respingos. Como um pedestre que passava distraído pela beira da estrada, e foi atingido pela lama da poça d’água que o carro passou por cima. Hoje, depois de muito me abalar com o dia de ontem, feliz por ver tantos casais queridos comemorando, e triste por não me lembrar de nenhum dia dos namorados que tive. Sim, eu tive! mas onde foram parar as memórias? Ressentida por não ter ninguém para cumprir comigo os propósitos de Deus, resolvi reler alguns trechos do livro, e agora faz mais sentido que antes o capítulo: Você Pode Começar de Novo


“A água nas Escrituras muitas vezes sugere instabilidade e confusão (Lucas 21:25). Talvez seja exatamente assim que você se sente agora sobre o efeito de um romance anterior ou a incerteza sobre o começo de um novo. Tudo pode parecer escuro, sem forma, perdido, mas lembre-se que Deus está pessoalmente e intensamente interessado em você. É tão interessante que Ele sabe exatamente quantos cabelos você tem na cabeça (Lucas 12:7). Assim como Seu Espírito se movia com interesse divino sobre a desolada cena de Gênesis, assim Ele hoje se preocupa com as condições do seu coração e da sua vida.

Em outra tradução (J.N.D.), o Espírito de Deus está registrado como "pairando" ou "meditando" sobre a cena de desolação. Por que Deus simplesmente não desistiu, destruindo toda a criação e então começado tudo de novo? Porque não é este o coração de nosso maravilhoso e amável Deus! Ele se deleita em tornar belo algo que estava em condições de ruína! "A quebrada ligarei, e a enferma fortalecerei" (Ez 34:16).

Se o pecado e a desobediência marcaram seu namoro, arrependa-se e confesse isto ao seu Pai. Se há confusão e trevas na sua vida em relação a romances, confie e se submeta à fé no seu Pai. Ninguém pode fazer melhor para você do que Ele! "Confiarei em ti." (Sl 56:3)”

Bora recomeçar e firmar alicerces em terra seca!

O livro que citei pode ser lido pela tradução no blog http://romance-namoro.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário