sábado, 27 de junho de 2020

Auto Ajuda

Photo by Buecherwurm_65
As cenas que precederam a crucificação do Senhor Jesus são instrutivas, nos fazem refletir. “Passa de mim este cálice”. Quantas vezes estamos tão deprimidos, com a alma profundamente triste até a morte, implorando que um milagre nos tire daquele tormento?

E apartou-se deles cerca de um tiro de pedra; e, pondo-se de joelhos, orava,
Dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua.
E apareceu-lhe um anjo do céu, que o fortalecia.
E, posto em agonia, orava mais intensamente. E o seu suor tornou-se como grandes gotas de sangue, que corriam até ao chão.
E, levantando-se da oração, veio para os seus discípulos, e achou-os dormindo de tristeza.
E disse-lhes: Por que estais dormindo? Levantai-vos, e orai, para que não entreis em tentação.

Lucas 22:41-46


Nas fases mais amenas, nos enchemos de teorias positivas, segredos e revelações mágicas que tendem a preencher nossas memórias mais superficiais, mas não alcançam nossos medos mais íntimos, que regem toda a orquestra dos nossos traumas e limitações. “E apareceu-lhe um anjo do céu, que o fortalecia”. Não vemos anjos ao nosso redor nos fortalecendo, pelo menos não na concepção da palavra, embora existam. Mas talvez não seja ousadia demais atribuir a algumas pessoas que nos auxiliam o papel de anjo, que aparecem de repente em nossas vidas, quando mais precisamos, e sem que buscássemos.

Certa vez li que melhor que a auto ajuda é a ajuda do alto. Por mais que possamos contribuir plenamente com o processo de cura das dificuldades psicológicas, nunca é um processo unilateral ou solitário. Não há tratamento eficaz quando não os deixamos adentrar nossos escombros. Quando não confiamos que aquele que nos ajuda não seja capaz de violar nossos princípios fundamentais, que não saiba da essência tripartite do homem, de corpo, alma e espírito. Alguém que estude a mente sem perder Deus de vista pode ser um grande ajudador.

A pior depressão deve ser aquela que nos afasta ou nos mantém longe de Deus. E é triste ver pessoas queridas tão próximas nessa situação. “Tem que se apegar a Deus” dizem uns. “Precisa de um psicólogo dizem outros”. Concordo com ambos, até certo ponto. Mas ninguém busca a Deus, é Deus quem nos encontra. Eu creio que ele pode alcançar quem Ele quiser das formas mais inusitadas. Creio que eu possa ser o veículo, mas não do meu modo. Creio que Deus pode colocar um anjo para fortalecê-los, ainda que em forma de terapeuta, ou ainda que esse “anjo” não fale diretamente com a pessoa.

O Senhor Jesus apesar de abatido, sabia que tudo aquilo fazia parte de um plano de amor muito maior que tudo que Ele pudesse estar passando. Há sempre uma razão maior para tudo, e não é igual dizem que “há alguém pior que você”. Não há consolo nenhum nessa mensagem, apenas menosprezo pela dor de alguém. Oremos por aquele que padece. O Senhor Jesus é capaz de se compadecer de quem sofre, independentemente se existe ou não alguém em pior estado. Ele sentiu na própria carne o castigo de todos os nossos pecados, e Ele sabe que não precisamos mais buscar o castigo para nós, nos machucar, mutilar, ou desistir da vida. Ele também já morreu por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário