sexta-feira, 8 de junho de 2018

Presença de Deus


"Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda em minha presença, e sê perfeito". Genêsis 17: 1. 

"Anda em minha presença." Isto é verdadeiro poder. Andar assim implica não termos nada perante os nossos corações salvo Deus. Se a minha expectativa for baseada nos homens e nas coisas não estarei andando perante Deus, mas antes perante os homens e as coisas. É da máxima importância saber quem ou o que tenho perante mim como objetivo. Em quem confio? - Em quem ou no que descanso, neste momento? Deus enche inteiramente o meu futuro? Os homens e as circunstâncias têm alguma coisa a ver com isso? Há algum lugar para a criatura?

O único meio de nos elevarmos acima do mundo é andarmos por fé, porque a fé enche o ambiente de tal modo com Deus, que não há lugar para a criatura — nem para o mundo. Se Deus enche o meu raio de visão, eu nada mais posso ver; e então posso dizer com o salmista: "Ó minha alma, espera somente em Deus, porque d'Ele vem a minha esperança. Só Ele é minha rocha e a minha salvação; é a minha defesa; não serei abalado"(Sl 62:5-6). Esta palavra "só" é profundamente penetrante. A natureza não pode dizer isto. Não é que ela, sob a influência do ceticismo atrevido e blasfemo, ponha Deus completamente de lado; mas, indubitavelmente, não pode dizer, "só Ele". É bom vermos que, como no caso da salvação, e em todos os pormenores da vida presente, dia a dia, Deus não compartilhará a Sua glória com a criatura. Desde o princípio até ao fim tem de ser "só Ele"; e isto, também, em realidade.

De nada servirá termos a palavra dependência de Deus nos nossos lábios, enquanto os nossos corações estão realmente confiando em qualquer recurso da criatura. Deus mostrará isto plenamente; Ele examinará o coração; passará a fé pelo fogo. "Anda em minha presença e sê perfeito." Chegamos assim ao ponto principal. Quando a alma pode, por graça, libertar-se de todas as expectativas queridas da natureza, então, e só então, está preparada para deixar Deus agir; e quando Ele atua tudo deve estar bem. Deus não deixará nada por fazer. Ele fará tudo em favor daqueles que põem simplesmente a sua confiança n'Ele. Quando a sabedoria infalível, o poder onipotente, e o amor infinito se combinam, o coração confiado pode gozar de descanso calmo. A não ser que achemos qualquer circunstância grande ou pequena demais para "o Deus Todo-Poderoso" não temos fundamento próprio para um pensamento ansioso sequer.

Isto é uma verdade maravilhosa, eminentemente calculada para pôr todos aqueles que acreditam nela na mesma presença bendita em que encontramos Abraão neste capítulo. Quando Deus lhe havia dito, com efeito, "deixa tudo Comigo, e Eu arrumarei tudo por ti, muito para além dos teus desejos e da tua esperança — a semente e a herança, e tudo que lhes pertence de direito, serão eternamente estabelecidas, segundo o concerto com o Deus Altíssimo —, "Então caiu Abraão sobre o seu rosto". Na verdade, bem-aventurada atitude! A única própria para um pecador inteiramente vazio, fraco e inútil, poder ocupar na presença do Deus vivo, o Criador dos céus e da terra, Possuidor de todas as coisas — "o Deus Onipotente". "E falou Deus com ele." É quando o homem está por terra que Deus pode falar com ele em graça. A atitude de Abraão aqui é a expressão bela de inteira prostração na presença de Deus, no sentido de inteira fraqueza e nulidade. E tal humilhação, note-se, é segura precursora da revelação do Próprio Deus.

É quando a criatura se humilha que Deus pode mostrar-Se no esplendor puro do que Ele é. Ele não dará a Sua glória a outrem: pode manifestar-Se e permitir que o homem adore em face dessa revelação; porém, até que o pecador tome o seu próprio lugar não pode haver revelação do caráter divino. Como é diferente a atitude de Abraão neste capítulo daquela que tomou no capítulo precedente! Ali ele tinha a natureza perante si; aqui tem o Deus Todo-Poderoso. Naquele ele era um ator; neste é adorador. Antes ele deixara-se levar pelo plano de Sara; agora entrega-se a si, e as suas circunstâncias, o seu presente e o seu futuro, nas mãos de Deus, e deixa que Deus atue nele, por ele, e por seu intermédio. Por isso, Deus pode dizer, "farei...", "estabelecerei...", "darei". Numa palavra, é tudo Deus e os Seus desígnios; e isto é descanso verdadeiro para o coração que conhece alguma coisa de si próprio.

Autor: C. H. Mackintosh, extraído dos estudos sobre o livro de Gênesis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário