domingo, 30 de abril de 2017

Onde está a Graça?


No coração do palhaço às vezes mora uma farsa, mas com a cara pintada, despercebido ele passa. Palhaço também é gente, seu coração também sente a dor de alguma desgraça. E o palhaço o que é? É ladrão de mulher! Trecho da canção: O Mundo do Circo

Conheço e admiro pessoas que dedicam seu tempo para levar um pouco de riso e humor para o necessitado, pessoas que muitas vezes pintam o rosto e se fantasiam não por profissão, mas por caridade bem na filosofia de Patch Adams, doutores da alegria, e outras correntes semelhantes. Por menor que seja o ato de caridade, um pouco de conforto é bom.

Já participei de uma ação beneficente para crianças junto com um grupo do curso técnico, fui fantasiada e foi muito bacana, mas por incrível que pareça o que mais me marcou foi o olhar triste escondido atrás da alegria contida de ganhar presentes e chocolates e brincar com a Chiquinha, Branca de Neve, Chapeuzinho Vermelho, entre outras personagens que nos vestimos. Existia uma dor muito maior que com a nossa partida voltaria a dominar. A caridade, o humor, o riso são remédios, sem dúvida são de grande ajuda. Mas como disse o trecho da música do Teixeirinha o coração sente a dor de alguma desgraça.

Esta experiência me fez perceber que falta em todos nós algo que seja duradouro, uma certeza que preencha um vazio na alma, e que todo bem que possamos fazer ao próximo não é capaz de preencher, nem para quem faz o bem nem quem recebe o bem. O palhaço é conhecido por fazer graça, mas a palavra graça significa favor, benevolência. Engraçado é aquele que é agradável, cheio de graça. Nem sempre um palhaço é engraçado, às vezes ele é apenas divertido, te faz olhar para o lado inverso do seu problema.

Vemos no mundo religioso e secular muito movimento a fim de divertir o público, música, dança, teatro, versão popular e gospel de um mesmo conteúdo. O que é um grande perigo. Ninguém que esteja constantemente entretido, distante de suas dificuldades e de sua miséria consegue se reconhecer perdido e pecador o suficiente para achar a graça, ou para disseminá-la. O Salvador veio ao mundo para salvar pecadores, miseráveis, sofredores. O Senhor não veio escolher os justos, mas os fracos.

"E Jesus, tendo ouvido isto, disse-lhes: Os sãos não necessitam de médico, mas, sim, os que estão doentes; eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores ao arrependimento". Marcos 2:17. 


Afinal onde está a graça? Onde há Cristo, há graça. E aqui se aplica o sentido de gratuito, favor imerecido, sem que nada tenha sido feito em troca para ter recebido algo. Nada me causa maior cuidado que manter próximo aos olhos de um incrédulo (aquele que não crê em Cristo como Salvador) a certeza de que não é o bem que fazemos que nos faz ganhar pontos numa escala evolutiva ou nos salva de um perigo eterno, é a fé em Cristo que nos livra da condenação, porque Deus é justo e misericordioso.

"Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?" Mateus 16:26


Muito melhor é amar e servir ao próximo porque fomos amados e libertados de graça! Rendemos graças a Deus (aqui no sentido de gratidão) por sua misericórdia. Nada vale mais que uma alma por quem o próprio Deus entregou seu precioso filho Jesus para morrer na cruz, para que a justiça fosse feita, e o salário do pecado (a morte) fosse pago.

O palhaço diverte e
, diz a música, é ladrão de mulher. A fé em Cristo converte, diz a palavra, ao ladrão e a mulher e assim achados em seus delitos nada terão a pagar, nem dar o tanto dos bens de sua casa em troca. Suas consciências não aceitará distanciar qualquer outra pessoa da possibilidade de perder o conhecimento da mesma graça, e não é uma questão de preconceito contra doutrinas que negam a verdade. É uma questão de princípio, pela certeza que melhor que dar o que alivia é manter perto Aquele que salva. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário