sábado, 6 de setembro de 2014

Condutores Cegos




Era domingo, estava indo de táxi a uma festa de casamento. O motorista contava sua história miraculosa, para gato nenhum botar defeito. O homem parecia ter mais de sete vidas. Mas o que me chamou atenção foi outro fato, uma família que atravessava a rua. Era um casal de cegos e seus dois filhos! O motorista já os tinha visto antes, e a pessoa ao meu lado no táxi também já tinha ouvido falar deles.

O rapaz cego, em um dos braços carregava um menino de uns dois anos talvez, e na outra mão segurava sua bengala; a moça puxava uma menina de uns três ou quatro anos por uma das mãos e na outra mão segurava a bengala também. E assim todos atravessavam a rua, enquanto nosso táxi aguardava.

Um cego guiando outro cego. Nosso Senhor Jesus quando falava dos cegos, ou chamava pessoas de cegas, não se referia aos cegos por natureza, cegos dos olhos físicos. Ao contrário lemos muitos cegos indo ao Senhor, clamando por misericórdia e cura, ao passo que aqueles que enxergavam, não viam o Senhor, e buscavam razões para duvidar.  

E aqueles dos fariseus, que estavam com ele, ouvindo isto, disseram-lhe: Também nós somos cegos?
Disse-lhes Jesus: Se fôsseis cegos, não teríeis pecado; mas como agora dizeis: Vemos; por isso o vosso pecado permanece. João 9:40-41

Aquele casal não estava conduzindo a si mesmo. Creio que Deus os conduzia. Bem como seus dois filhos que enxergam, e espero que também saibam ver, apreciar as maravilhas que Deus realiza na vida de seus pais, e que está disponível para todo mundo.

Fiquei curiosa para conhecê-los, quem sabe um dia. Agradeço a Deus por ter meus cinco sentidos saudáveis, alguns mais aguçados que outros, naturalmente. Tenho saúde, as doenças que me prejudicavam também já não as tenho mais. No entanto, nada disso me garante um bom caminho neste mundo, não me dá segurança, tranquilidade, não é minha saúde ou dinheiro que me sustenta. Acima de tudo, Deus me dá vida, vida em Cristo, e isso faz com que sigamos em frente com ou sem meios externos que nos facilite a vida.

Em Mateus 10, o cego pediu vista a Jesus, mas ele disse: A TUA FÉ TE SALVOU. Depois de salvo pela fé em Cristo Jesus, então ele viu.

E Jesus, falando, disse-lhe: Que queres que te faça? E o cego lhe disse: Mestre, que eu tenha vista.
E Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E logo viu, e seguiu a Jesus pelo caminho. Mateus 10:51-52

No Evangelho de Lucas a descrição do episódio segue dizendo: “E logo viu, e seguia-o, glorificando a Deus. E todo o povo, vendo isto, dava louvores a Deus” (Lucas 18:43). O cego glorificava a Deus, e aqueles que testemunhavam davam louvores a Deus. Foi o que fiz quando vi aquela família linda atravessando a rua, desafiando as convenções, as dificuldades e a incredulidade. Louvado seja Deus!

Todos nós somos cegos de nascença. Mesmo nós que enxergamos. Precisamos crer que alguém possa nos fazer enxergar. Crer apenas, depois podemos buscar o entendimento, e com certeza não nos será negado. Esse alguém é o Senhor Jesus, que morreu na cruz para levar nossos pecados que nos traz enfermidades, confusão, ruína e corrupção.

Vou terminar este post com o testemunho de outro cego que foi salvo pelo Senhor que nada sabia sobre quem o fizera enxergar e respondeu prontamente a razão de sua fé:

Ora, nós sabemos que Deus não ouve a pecadores; mas, se alguém é temente a Deus, e faz a sua vontade, a esse ouve.
Desde o princípio do mundo nunca se ouviu que alguém abrisse os olhos a um cego de nascença.
Se este não fosse de Deus, nada poderia fazer.
Responderam eles, e disseram-lhe: Tu és nascido todo em pecados, e nos ensinas a nós? E expulsaram-no
”  João 9:31-34.

Depois o Senhor se revelou:

Jesus ouviu que o tinham expulsado e, encontrando-o, disse-lhe: Crês tu no Filho de Deus?
Ele respondeu, e disse: Quem é ele, Senhor, para que nele creia?
E Jesus lhe disse: Tu já o tens visto, e é aquele que fala contigo.
Ele disse: Creio, Senhor. E o adorou
João 9:35-38.



2 comentários:

  1. Oi, gostei da forma que escreveu sobre a sua experiência. Na igreja temos um casal de deficientes visual que tem dois filhos ja adolescentes. Mas a irmã sempre me conta cada história. Mas o mais lindo é o amor que eles tem na familia. bjs

    ResponderExcluir
  2. Aline Lima "Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor." 1 João 4:8. Que Deus possa refletir o Seu amor em nossa caminhada neste mundo até a vinda do Senhor Jesus!

    ResponderExcluir