domingo, 16 de outubro de 2016

Juventude e Fé




Quero falar de uma coisa, parafraseando Milton Nascimento, duas aliás, que dão título a esse post, pois ainda me considero jovem e de fé, embora tudo a minha volta e meu relógio biológico esteja dedicado a me lembrar de que falta pouco para eu sair da fase jovial. E o que isso significa?

Do ponto de vista natural, da carne ou velha natureza, significa um pouco de perda de vigor físico, fragilidade, para as mulheres redução da fertilidade e por aí vai. Do ponto de vista espiritual não significa nada, o que são alguns anos a mais diante da eternidade?

É complicado conviver com um organismo que dita uma regra diferente da do meu espírito, se é que eu posso chamar de regra no meu espírito. São escolhas racionais diante de uma visão do que é agradável a Deus. Sim a Bíblia diz o que é agradável a Deus, e só o espírito convertido entende o que o Espírito de Deus quer dizer. E sabendo que eu não tive nenhuma participação na minha conversão, foi pura graça, fica fácil afirmar isso sem me sentir pretensiosa.

Também não me sinto agredindo aqueles que ainda não creem na mesma salvação, por que sei que a mesma graça que me acolheu é grande o suficiente para acolher todo mundo que se achegar a Cristo. E eles também conhecerão o que eu tenho conhecido.

É muito sem sentido para mim hoje fazer as coisas por puro prazer, sem nenhum propósito, ou mesmo que aos olhos do mundo seja algo estável e sólido, minha visão aqui será sempre curta em relação ao ponto de vista de Deus. Se para mim está tudo bem e na Palavra de Deus está dizendo que não, quem está certo? Obvio que não sou eu.

Mesmo às vezes não entendendo os motivos, o Espírito de Deus que habita em mim me convence e não me deixa desconfortável com a escolha. Na verdade o desconforto existe enquanto perco meu tempo com as batalhas da natureza, que fica igual ao coelho branco de Alice no País das Maravilhas com um relógio na mão gritando “estou atrasado”. O mundo vem e apresenta um casório do tipo “agora ou nunca”, ou coloca ao lado um príncipe moderno com a genética privilegiada para nenhuma carola de trinta botar defeito, aquecendo o caldeirão de hormônios e com o grito da torcida: agora vai!

Nos bastidores tem uma legião de anjos assistindo os planos de Deus na vida de cada cristão, o que realmente importa nesse mundo. Não preciso perguntar qual a plateia mais importante. 
Meu amor não é remédio para nada. Se o noivo não estava adequado aos planos de Deus, e se o príncipe que apareceu um tempo depois nem reconhecia a existência do mesmo, o ideal é aguardar que algo melhor em Cristo está por vir, o que pode ou não ser futuramente com o próprio noivo ou com o príncipe, que podem ser tocados pela mesma graça que me mantém. 

Tudo que eu vier a perder de frescor e beleza nem se compara ao corpo incorruptível que o meu Salvador me dará quanto voltar ou quando eu for até ele após a minha morte.


Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza. 1 Timóteo 4:12

Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor. 2 Timóteo 2:22

Considerai os lírios, como eles crescem; não trabalham, nem fiam; e digo-vos que nem ainda Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como um deles.
E, se Deus assim veste a erva que hoje está no campo e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pouca fé?
 Lucas 12:27-28

Nenhum comentário:

Postar um comentário