domingo, 6 de outubro de 2019

Valores Modernos

Imagem cedida por Maurício Alcebíades

Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente. Hebreus 13:8

Certo dia alguém me perguntou: “quais são seus planos”? Noutra vez alguém me perguntou qual era minha obra. Será que pareço tão sem rumo assim que as pessoas sentem a necessidade de me perguntar isso? (Contém humor). Minha resposta não foi tão óbvia.

Da outra vez que me perguntaram eu não soube responder de imediato, pois não me vi fora do foco da pergunta, que era profissional igual esta última. Nesta foi mais simples, respondi que quero me casar e ter meus filhos, minha família e se eu puder fazer tudo isso sem precisar trabalhar, tanto melhor.

Acho que isso chocou um pouco o ambiente, trazendo inclusive quem não fazia parte da conversa para o debate, com argumentos de valores da sociedade, modernidade e tudo mais. A pessoa que me perguntou teve boa fé, aceitou minha resposta numa boa, deu sua própria vida como argumento de que dá para ser mãe e trabalhar e, resumindo, sem ter o formato de família tradicional, papai e mamãe e filhinhos. Sem dúvida que dá. Do ponto de vista humano, “debaixo do sol”, tudo pode acontecer. E não tem problema - para quem quiser ser assim.

Eu amo o que eu faço no trabalho. É uma profissão que eu descobri fazendo, me capacitei no ramo durante o trabalho, e sem dúvida é muito gratificante, apesar das dificuldades e limitações. Mas se um dia eu tiver que escolher entre família e carreira, ou puder abrir mão de uma para me dedicar a outra, certamente minha escolha será a minha própria família – meu futuro marido (que não conheci ainda), e meus filhos gerados ou adotivos. Pelo menos naquela fase dos filhos que forma a personalidade e que é tão importante na construção do caráter do indivíduo.

Você acha que precisa de homem para ter seus filhos”? Perguntaram. Eu acho que sim. Por mais que a pergunta não tenha sido no sentido biológico da coisa, que é muito óbvio. Fazer filho é relativamente simples, e se não fosse simples e prazeroso a raça humana já teria sido extinta. Mas para mim, filho só faz sentido no contexto de família. Já até pesquisei adoção por solteiros, que é legítima, mas eu quero que meus filhos tenham pai presente. Por que? Porque sim. Não tenho controle sobre isso, eu sei, mas não negligenciar a escolha do marido já ajuda. Respeitar o tempo de Deus também.

Para mim é natural pensar assim. São meus valores, alguns de família, como já citei no post Mulher Moderna. A grande maioria são valores cristãos. E como o versículo inicial do post, Jesus Cristo é o mesmo de dois mil e dezenove anos atrás, e antes até, ou seja, não está sujeito a variações dos tempos e das sociedades, nenhum princípio da Sua Palavra perde validade por outro mais moderno. A vida é feita de escolhas. E eu escolhi esperar.

E se o marido não surgir, o que vou fazer da minha carreira? Trabalhar. Trabalhar até que o Senhor Jesus volte. Mas que não seja cargo de liderança formal, hoje eu não tenho perfil para liderar sobre homens e mulheres. Liderança aceito somente se for sobre os meus filhos no lar.

Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa sim será louvada.
Dai-lhe do fruto das suas mãos, e deixe o seu próprio trabalho louvá-la nas portas. Provérbios 31:30,31


Nenhum comentário:

Postar um comentário