terça-feira, 31 de março de 2020

Não tenhais medo


E, aproximando-se Jesus, tocou-lhes e disse: Levantai-vos, e não tenhais medo. Mateus 17:7

Depois de três semanas tossindo, eis que fui passar alguns dias da minha quarentena internada num hospital. Lá fiz o tão temido teste Covid-19, que é feito coletando secreção do nariz e garganta. Também testaram o Influenza A (aquele outro vírus bem mais danadinho!) e B. Negativo para todos!

O teste do Coronavírus demorou 48hs para sair o resultado. Até o teste sair, tive uma ideia do que seria um leproso nos dias do Velho Testamento! A equipe de limpeza e que servia a refeição, particularmente, mesmo trabalhando em hospital com infectados por tudo quanto é vírus e bactérias, eram os mais assustados e em pânico. Mal me olhavam, e mesmo entrando encapuzados com máscara, touca, luva, avental – que deveriam deixar na lixeira do quarto antes de sair – eles sentiam medo. Curioso.

Eu não tive medo de testar positivo. Apavorados estavam muitos ao meu redor e, por causa deles dou graças a Deus pelo resultado negativo. Olha a loucura: prefiro continuar doente e me tratando da Pneumonia que estar com Coronavírus, cujo um dos sintomas para os casos que complica é exatamente Pneumonia! Ou seja, ficaria elas por elas. Ah, mas o vírus é mais letal, dizem. Há controvérsias, mas não sou médica nem youtuber sabichão, então não vou opinar. O fato é que pessoas estão se curando do vírus, e isto é o que importa.

Escrevi no post anterior que este isolamento social está mais fácil por causa da internet. Começo a reconsiderar minha opinião... Particularmente as redes sociais estão tão nocivas quanto a TV. Possivelmente aquela equipe do hospital assistiu muita TV ou ficou muito no Facebook. Nesses ambientes virtuais reina o medo, a raiva, a ira, a histeria, o pânico. O que não ajuda, e ainda atrapalha.

Estresse e raiva baixam a imunidade. Li um dia que pela neurolinguística tosse significa raiva contida na garganta sem poder confessar, por sentir que sua opinião não tem valor; é um sintoma psicossomático. A pneumonia é puro desespero, já é o fim da linha para quem carrega a tosse (raiva e sentimento de inutilidade) por muito tempo. Esse blog fala de fé e não de ciência, não vou entrar no mérito sobre a veracidade das definições, digo apenas que coincidem com a realidade da minha experiência. Dito isto, é preocupante o cenário de tanta fúria nas redes sociais, e tantas desavenças na TV, enfraquecendo a imunidade das pessoas, diante de um vírus que ataca exatamente as funções prejudicadas pelo ambiente. E isto no mundo todo!

Por outro lado, estou certa de que a medida de todos os acontecimentos está nas mãos de Deus. Jó não leu os primeiros capítulos do livro que narra sua vida, onde o Diabo contendia com Deus para o derrubar. Nós também não vemos os bastidores. Quem está em derredor querendo dizimar nações (de fato?) com um vírus? ou quem está movendo pessoas, para, aproveitando-se do vírus, aumentar a fome, o desemprego, e tantas outras coisas ruins que podem ser causadas pelo isolamento forçado e proibição de liberdades individuais?

Sujeitar-se às autoridades é dever. Se o presidente disser A, faça A, mas se o Governador do seu estado disser B, faça B, e se o Prefeito do seu município disser C, siga, e por aí vai. Simples assim! eles podem se contradizer, e nós temos que obedecer desde que não contrarie a Palavra de Deus. Concordar com as medidas, são outros quinhentos!

Eu aprendi a conviver com a ameaça de morte iminente no primeiro passo que eu desse na rua. Meu isolamento passado (que também citei no post anterior) foi forçado exatamente por esta premissa: se ela sair na rua sozinha, vai ter uma crise e vai morrer atropelada, ou cair e bater a cabeça e morrer. Trágico não? Meu argumento, vão, era o clichê: para morrer basta estar vivo, cair e bater a cabeça pode acontecer em casa. E existe uma infinidade de causa mortis possíveis dentro de casa, inclusive pneumonias, ataque do coração, AVC, queda, suicídio etc. Acrescenta aí o Coronavírus, que pode pegar uma carona na moto do rapaz do IFood e chegar até nós em casa. Continuo confiando em Deus, que me fez sair do isolamento anterior, tomando todo o cuidado possível.

Ninguém precisa sair por aí, valentão, sem tomar as medidas sanitárias cabíveis e dizendo que “praga nenhuma chegará a tua tenta”. E Jesus, respondendo, disse-lhe: Dito está: Não tentarás ao Senhor teu Deus. Lucas 4:12. Siga as orientações, os cuidados necessários, fique alerta, vírus e bactérias são velhos conhecidos, esse aí é só um que em breve vai ser só mais uma causa de doença dentre tantas. Para quem está proibido de sair de casa, as recomendações são a mesma. Acrescentaria apenas, algo que optei por fazer: reduzir visita às redes sociais, passar longe da TV ou Rádio, particularmente quando o assunto for Coronavírus, e voltar-se para o Senhor Jesus, e toda a riqueza da sua Palavra! Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; Colossenses 3:2. Se você não é cristão, e acha impraticável o último conselho, aproveite o ócio e pense: se o Covid-19 dizimar toda a humanidade, para onde iria a sua alma? A alma é imortal, o destino eterno é que muda. Já pensou sobre isso?

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16

segunda-feira, 23 de março de 2020

Quarentena


Estou aqui em casa, em quarentena imposta, como muitos pelo mundo afora. Em toda minha vida, nunca testemunhei um isolamento coletivo envolvendo países de vários continentes. E olha que há não muito tempo, ali em 2009, tivemos o surto do vírus Influenza H1N1, bem semelhante ao Coronavírus, embora, aparentemente mais letal que o atual Covid-19. Estou na prática no 4º dia de afastamento social, inclusive do trabalho, por doença respiratória pré-existente, que me torna vulnerável ao tal do Coronavírus.

Esse período e os hábitos diários relacionados ao isolamento é muito familiar. Como já escrevi outras vezes aqui, na adolescência tive Epilepsia, e isso por vários motivos e decisões alheias à minha vontade, me fez ficar longos oito anos da vida em afastamento social. Numa época em que não tinha acesso à internet, nem redes sociais. Eu não era proibida por um governo de sair de casa, mas por várias outras pessoas, e até pela minha própria cabeça, que mal conseguia atravessar a rua correndo para sentir a sensação. Foi uma fase difícil.

Hoje é muito mais fácil. Dá para ficar em casa e conversar com o colega que está em outra casa, outra cidade, outro país. Dá para fazer uma compra na Internet, dá para se entreter com a internet, perceber que a TV está forçando um pouco a barra com as informações passadas... e dá para ficar em casa, de boa, escrevendo, como fiz a maior parte do meu isolamento passado. Hábito adquirido e nunca abandonado!

Escrevi aqui num post chamado Eu perdi o mundo para ganhar vida, que Deus me tirou do mundo naquele período. Teu poder foi me aperfeiçoando na minha fraqueza, na minha solidão, minha tristeza e desespero cada vez que eu ficava olhando as pessoas na rua, esperando passar um rosto conhecido! Ali quando nenhuma ação minha alcançava qualquer resultado, Deus me ensinou que confiar o controle de nossas vidas à Ele, é a melhor das escolhas!

Ele está no controle! Deus disse a Jó: “Quem primeiro me deu, para que eu haja de retribuir-lhe? Pois o que está debaixo de todos os céus é meu.” Jó 41:11. Jó passou por fortes aflições, econômicas, familiares e físicas e absolutamente nada saiu do controle de Deus ou ficou sem justa retribuição. Assim como eu, apesar de sentir ainda hoje os efeitos negativos daquele isolamento: baixa imunidade (sim o isolamento abaixa a imunidade ao invés de fortalecer, o que gera força é justamente o contato com vírus e bactérias por meio de contato social e vacinas); falta de malícia em muitas circunstâncias, dificuldade de comunicação verbal, tudo isso é pouca coisa diante do grande benefício que tive pelo contato com a Palavra de Deus nessa fase da minha vida.

Já disse, poderia ter sido diferente? Sim. Mas Deus permitiu que assim fosse. Hoje fico muito mais tranquila nesse novo isolamento, porque mais pessoas estão engajadas involuntariamente na quarentena, e percebo em ambientes próximos pessoas levadas à Bíblia pelo medo, pela insegurança, pelo sentimento de incapacidade. E a palavra de Deus é poderosa para converter muitas almas, das mais insubmissas possíveis. Eu mesmo, me converti ouvindo a pregação de um padre católico. Porque não importa o pregador, importa a palavra proferida!"E Jesus lhe disse: Não o proibais, porque quem não é contra nós é por nós". Lucas 9:50. Imagine os efeitos disto em escala mundial?

Nas redes sociais vejo críticas as pessoas que recorrem a Deus ou a Bíblia neste momento de apreensão e medo. Não vejo problema nenhum! Antes chegar a Deus por medo e receber a salvação, que usar toda sua coragem humana e rebeldia para receber a perdição eterna, sem nem precisar contrair o Coronavírus! Muitas vidas estão sendo ceifadas pelo novo vírus somados às doenças pré-existentes, sim. Mas quantas delas são vidas já preciosas e salvas por Deus? Não devemos ter mais medo daquilo que mata o corpo que aquilo que mata a alma: "E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo". Mateus 10:28

Oremos por todos os governantes, federais, estaduais, municipais, dirigentes internacionais e monarcas. Aqueles que estiverem tomando decisões acertadas serão recompensados, aqueles que estão com má-fé também. Nenhuma das decisões está fora do controle de Deus, e de Nosso Senhor Jesus. Não há motivos para pânico. Tenhamos cuidado, higiene, obediência as autoridades. E guardemos a esperança que tudo vai acabar bem.

Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões, e ações de graças, por todos os homens;
Pelos reis, e por todos os que estão em eminência, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade;

Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador,

Que quer que todos os homens sejam salvos, e venham ao conhecimento da verdade.

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.  1 Timóteo 2:1-5

Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. João 16:33

E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:2 

domingo, 8 de março de 2020

Dia Internacional da Muher



No dia Internacional da Mulher o que pode ser melhor que refletir no que Deus diz sobre o papel da mulher? E qual a melhor passagem sobre isso que não Provérbios 31:


"Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis.
O coração do seu marido está nela confiado; assim ele não necessitará de despojo.
Ela só lhe faz bem, e não mal, todos os dias da sua vida.
Busca lã e linho, e trabalha de boa vontade com suas mãos.
Como o navio mercante, ela traz de longe o seu pão.
Levanta-se, mesmo à noite, para dar de comer aos da casa, e distribuir a tarefa das servas.
Examina uma propriedade e adquire-a; planta uma vinha com o fruto de suas mãos.
Cinge os seus lombos de força, e fortalece os seus braços.
Vê que é boa a sua mercadoria; e a sua lâmpada não se apaga de noite.
Estende as suas mãos ao fuso, e suas mãos pegam na roca.
Abre a sua mão ao pobre, e estende as suas mãos ao necessitado.
Não teme a neve na sua casa, porque toda a sua família está vestida de escarlata.
Faz para si cobertas de tapeçaria; seu vestido é de seda e de púrpura.
Seu marido é conhecido nas portas, e assenta-se entre os anciãos da terra.
Faz panos de linho fino e vende-os, e entrega cintos aos mercadores.
A força e a honra são seu vestido, e se alegrará com o dia futuro.
Abre a sua boca com sabedoria, e a lei da beneficência está na sua língua.
Está atenta ao andamento da casa, e não come o pão da preguiça.
Levantam-se seus filhos e chamam-na bem-aventurada; seu marido também, e ele a louva.
Muitas filhas têm procedido virtuosamente, mas tu és, de todas, a mais excelente!
Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa sim será louvada.
Dai-lhe do fruto das suas mãos, e deixe o seu próprio trabalho louvá-la nas portas."


Provérbios 31:10-31


Sobre este capítulo da Bíblia o autor cristão Bruce Anstey disse:

"A segunda metade do capítulo descreve a esposa ideal (Pv 31:10-31). É um poema acróstico que segue o alfabeto hebraico de 22 letras.

  • Ela é inestimável – uma pessoa rara (v. 10).
  • Ela é digna de confiança, merecendo a plena confiança de seu marido (vs. 11-12).
  • Ela é habilidosa – ela costura e tricota (vs. 13, 19).
  • Ela é boa cozinheira (vs. 14-15).
  • Ela gerencia bem o dinheiro (vs. 16, 24).
  • Ela jardina (v. 16).
  • Ela se mantém em forma (v. 17).
  • Ela é caridosa (v. 20).
  • Ela não negligencia seus filhos (vs. 21, 27).
  • Ela não negligencia sua aparência (v. 22).
  • Ela é uma bênção para o ministério do seu marido (v. 23).
  • Ela suplementa a renda do marido (v. 24).
  • Ela é sábia e amável (v. 26).
  • Ela é amada e respeitada por sua família (vs. 27-28).
  • Ela teme ao Senhor e tem uma grande recompensa esperando por ela (vs. 29-31).
É significativo que as “mãos” desta mulher sejam mencionadas sete vezes, mas sua “boca” é mencionada somente uma vez!"