segunda-feira, 23 de março de 2020

Quarentena


Estou aqui em casa, em quarentena imposta, como muitos pelo mundo afora. Em toda minha vida, nunca testemunhei um isolamento coletivo envolvendo países de vários continentes. E olha que há não muito tempo, ali em 2009, tivemos o surto do vírus Influenza H1N1, bem semelhante ao Coronavírus, embora, aparentemente mais letal que o atual Covid-19. Estou na prática no 4º dia de afastamento social, inclusive do trabalho, por doença respiratória pré-existente, que me torna vulnerável ao tal do Coronavírus.

Esse período e os hábitos diários relacionados ao isolamento é muito familiar. Como já escrevi outras vezes aqui, na adolescência tive Epilepsia, e isso por vários motivos e decisões alheias à minha vontade, me fez ficar longos oito anos da vida em afastamento social. Numa época em que não tinha acesso à internet, nem redes sociais. Eu não era proibida por um governo de sair de casa, mas por várias outras pessoas, e até pela minha própria cabeça, que mal conseguia atravessar a rua correndo para sentir a sensação. Foi uma fase difícil.

Hoje é muito mais fácil. Dá para ficar em casa e conversar com o colega que está em outra casa, outra cidade, outro país. Dá para fazer uma compra na Internet, dá para se entreter com a internet, perceber que a TV está forçando um pouco a barra com as informações passadas... e dá para ficar em casa, de boa, escrevendo, como fiz a maior parte do meu isolamento passado. Hábito adquirido e nunca abandonado!

Escrevi aqui num post chamado Eu perdi o mundo para ganhar vida, que Deus me tirou do mundo naquele período. Teu poder foi me aperfeiçoando na minha fraqueza, na minha solidão, minha tristeza e desespero cada vez que eu ficava olhando as pessoas na rua, esperando passar um rosto conhecido! Ali quando nenhuma ação minha alcançava qualquer resultado, Deus me ensinou que confiar o controle de nossas vidas à Ele, é a melhor das escolhas!

Ele está no controle! Deus disse a Jó: “Quem primeiro me deu, para que eu haja de retribuir-lhe? Pois o que está debaixo de todos os céus é meu.” Jó 41:11. Jó passou por fortes aflições, econômicas, familiares e físicas e absolutamente nada saiu do controle de Deus ou ficou sem justa retribuição. Assim como eu, apesar de sentir ainda hoje os efeitos negativos daquele isolamento: baixa imunidade (sim o isolamento abaixa a imunidade ao invés de fortalecer, o que gera força é justamente o contato com vírus e bactérias por meio de contato social e vacinas); falta de malícia em muitas circunstâncias, dificuldade de comunicação verbal, tudo isso é pouca coisa diante do grande benefício que tive pelo contato com a Palavra de Deus nessa fase da minha vida.

Já disse, poderia ter sido diferente? Sim. Mas Deus permitiu que assim fosse. Hoje fico muito mais tranquila nesse novo isolamento, porque mais pessoas estão engajadas involuntariamente na quarentena, e percebo em ambientes próximos pessoas levadas à Bíblia pelo medo, pela insegurança, pelo sentimento de incapacidade. E a palavra de Deus é poderosa para converter muitas almas, das mais insubmissas possíveis. Eu mesmo, me converti ouvindo a pregação de um padre católico. Porque não importa o pregador, importa a palavra proferida!"E Jesus lhe disse: Não o proibais, porque quem não é contra nós é por nós". Lucas 9:50. Imagine os efeitos disto em escala mundial?

Nas redes sociais vejo críticas as pessoas que recorrem a Deus ou a Bíblia neste momento de apreensão e medo. Não vejo problema nenhum! Antes chegar a Deus por medo e receber a salvação, que usar toda sua coragem humana e rebeldia para receber a perdição eterna, sem nem precisar contrair o Coronavírus! Muitas vidas estão sendo ceifadas pelo novo vírus somados às doenças pré-existentes, sim. Mas quantas delas são vidas já preciosas e salvas por Deus? Não devemos ter mais medo daquilo que mata o corpo que aquilo que mata a alma: "E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo". Mateus 10:28

Oremos por todos os governantes, federais, estaduais, municipais, dirigentes internacionais e monarcas. Aqueles que estiverem tomando decisões acertadas serão recompensados, aqueles que estão com má-fé também. Nenhuma das decisões está fora do controle de Deus, e de Nosso Senhor Jesus. Não há motivos para pânico. Tenhamos cuidado, higiene, obediência as autoridades. E guardemos a esperança que tudo vai acabar bem.

Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões, e ações de graças, por todos os homens;
Pelos reis, e por todos os que estão em eminência, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade;

Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador,

Que quer que todos os homens sejam salvos, e venham ao conhecimento da verdade.

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.  1 Timóteo 2:1-5

Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. João 16:33

E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:2 

domingo, 8 de março de 2020

Dia Internacional da Muher



No dia Internacional da Mulher o que pode ser melhor que refletir no que Deus diz sobre o papel da mulher? E qual a melhor passagem sobre isso que não Provérbios 31:


"Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis.
O coração do seu marido está nela confiado; assim ele não necessitará de despojo.
Ela só lhe faz bem, e não mal, todos os dias da sua vida.
Busca lã e linho, e trabalha de boa vontade com suas mãos.
Como o navio mercante, ela traz de longe o seu pão.
Levanta-se, mesmo à noite, para dar de comer aos da casa, e distribuir a tarefa das servas.
Examina uma propriedade e adquire-a; planta uma vinha com o fruto de suas mãos.
Cinge os seus lombos de força, e fortalece os seus braços.
Vê que é boa a sua mercadoria; e a sua lâmpada não se apaga de noite.
Estende as suas mãos ao fuso, e suas mãos pegam na roca.
Abre a sua mão ao pobre, e estende as suas mãos ao necessitado.
Não teme a neve na sua casa, porque toda a sua família está vestida de escarlata.
Faz para si cobertas de tapeçaria; seu vestido é de seda e de púrpura.
Seu marido é conhecido nas portas, e assenta-se entre os anciãos da terra.
Faz panos de linho fino e vende-os, e entrega cintos aos mercadores.
A força e a honra são seu vestido, e se alegrará com o dia futuro.
Abre a sua boca com sabedoria, e a lei da beneficência está na sua língua.
Está atenta ao andamento da casa, e não come o pão da preguiça.
Levantam-se seus filhos e chamam-na bem-aventurada; seu marido também, e ele a louva.
Muitas filhas têm procedido virtuosamente, mas tu és, de todas, a mais excelente!
Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa sim será louvada.
Dai-lhe do fruto das suas mãos, e deixe o seu próprio trabalho louvá-la nas portas."


Provérbios 31:10-31


Sobre este capítulo da Bíblia o autor cristão Bruce Anstey disse:

"A segunda metade do capítulo descreve a esposa ideal (Pv 31:10-31). É um poema acróstico que segue o alfabeto hebraico de 22 letras.

  • Ela é inestimável – uma pessoa rara (v. 10).
  • Ela é digna de confiança, merecendo a plena confiança de seu marido (vs. 11-12).
  • Ela é habilidosa – ela costura e tricota (vs. 13, 19).
  • Ela é boa cozinheira (vs. 14-15).
  • Ela gerencia bem o dinheiro (vs. 16, 24).
  • Ela jardina (v. 16).
  • Ela se mantém em forma (v. 17).
  • Ela é caridosa (v. 20).
  • Ela não negligencia seus filhos (vs. 21, 27).
  • Ela não negligencia sua aparência (v. 22).
  • Ela é uma bênção para o ministério do seu marido (v. 23).
  • Ela suplementa a renda do marido (v. 24).
  • Ela é sábia e amável (v. 26).
  • Ela é amada e respeitada por sua família (vs. 27-28).
  • Ela teme ao Senhor e tem uma grande recompensa esperando por ela (vs. 29-31).
É significativo que as “mãos” desta mulher sejam mencionadas sete vezes, mas sua “boca” é mencionada somente uma vez!"