domingo, 29 de dezembro de 2019

Pessoas Especiais


Imagem cedida por Maurício Alcebíades
Jesus, porém, chamando-as para junto de si, ordenou: Deixai vir a mim os pequeninos e não os embaraceis, porque dos tais é o reino de Deus. Lucas 18:16 

Nesta semana uma bebê partiu para estar com o Senhor! Digo bebê apesar dos seus 31 anos, porque foi assim que ela viveu neste mundo, limitada por uma paralisia cerebral. Minha prima de segundo grau Andressa, partiu. E eu sei com certeza que ela está com o Senhor Jesus no céu, pois há muitas moradas na casa do Pai, e a Sua misericórdia e o sangue de Cristo é suficiente para acolher todos aqueles que não possuem capacidade de crer na salvação por limitação cognitiva, seja uma criança recém nascida, ou em fase de desenvolvimento, um aborto, ou os deficientes, os quais chamamos de especiais. 

O termo especial talvez diga muito mais do que eu sou capaz de entender. Muito se questiona por que Deus permite que crianças nasçam deficientes, ou porque crianças ficam com doenças limitantes, mesmo que não mental como no caso da minha prima. Aprendi um pouco sobre o destino de crianças e pessoas especiais com dois irmãos em Cristo que possuem filhos em semelhante condição. Deixarei links ao fim do post com a história deles. 

O que vejo, do meu curto ponto de vista, é a ação destes filhos na vida dos pais e daqueles que o rodeiam. Minha prima, mãe da Andressa, por exemplo, como aquela mulher miudinha, baixinha mesmo, conseguia carregar aquela moçona enorme para tudo que é lado? De onde saia tanta força física? É uma mulher guerreira e de caráter, sem dúvida. 

Minhas orações são para que esta minha prima supere da melhor forma a partida da Dedê, como carinhosamente era chamada. Ela tem outro filho e uma neta a quem ela pode direcionar todo o amor que ela ainda tinha para dar à Andressa. Tenho fé que um dia vou encontrar a Dedê lá no céu como nunca a vimos aqui: Perfeita, sem rastro do pecado que é o que nos faz adoecer (ou nascer doentes). Como ela será? Que belo dia será este! 

Aqui, eu prefiro lembrar da viagem de carro ao Rio de Janeiro para o casamento do tio dela, onde fui madrinha (ou primadrinha). Dedê levaria as alianças. Todos preocupados dela se cansar com a viagem de 6 horas à noite, e ela tirou de letra, com seu ursinho “Au-Au” que ficou aí para fazer companhia para mamãe até o Senhor Jesus voltar. Prefiro lembrar daquele dia. O último dia que a vi com vida, toda arrumada com seu vestido branco de festa, levando as alianças para o tio Marcelo no altar. 

Imagem cedida por Marcelo Alcebíades Costa

Até Eu Vir Buscá-lo Outra Vez

"Emprestarei a vocês este filho querido
Por um tempo" - ouvimos Deus dizer -
"Para que o amem enquanto tiver vivido,
E o chorem se vier a morrer."

"Talvez por dois anos, quatro, ou cinco até,
Ou quem sabe, chegue a vinte e três,
Seja o que for, Meu pedido agora é:
Podem cuidar dele até eu vir buscá-lo outra vez?"

"O seu jeito de ser lhes trará horas gostosas,
E se sua estadia acaso mui breve for,
Vocês ficarão com lembranças preciosas,
Como um consolo para a vossa intensa dor."

"Que ele ficará com vocês, não posso prometer,
Já que tudo, da Terra, precisa voltar,
Porém há lições para ele aí aprender,
Que de outro modo nunca iria assimilar."

"Eu procurei por todo o mundo, a buscar,
Pessoas aptas que pudessem ensiná-lo,
E das multidões que estão na vida a caminhar,
Achei que só vocês poderiam ajudá-lo."

"Será que poderiam dar a ele todo o amor,
Sem pensarem ser trabalho em vão,
E nem se ressentirem contra Mim quando Eu for
Aí buscá-lo, para tê-lo comigo então?"

"Creio haver ouvido de vocês a oração:
Amado Senhor, seja feito o Teu querer;
Pelo gozo que este filho possa trazer então,
Correremos o risco de tal dor sofrer."

"O cobriremos de amor, terno e permanente;
A ele vestiremos de carinho e bondade;
E a Ti ficaremos gratos agora e eternamente,
Pois nos fizeste conhecer felicidade."

"E se chegar a hora que o quiseres chamar,
Antes até do que havíamos planejado,
A dor que virá, procuraremos enfrentar,
E compreender que isto foi o Teu cuidado."

domingo, 13 de outubro de 2019

A Vida é uma só

Imagem cedida por Maurício Alcebíades

Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens. 1 Coríntios 15:19

A vida é uma só. Repete sempre alguém que conheci recentemente. A vida é uma só. Não perguntei o que quis dizer com isso. Perguntei uma única vez se a pessoa tinha alguma fé. O silêncio foi a resposta. Um coração que ama a Cristo se deleita em esperança, em fé e em amor. Estranho.

Afinal a vida é uma só? Concordo que na prática a premissa é verdadeira, não se recebe outra vida depois que esta acaba. Mas, essa uma só vida para o cristão é eterna. “Vida eterna não é uma vida que não tem fim, mas uma vida que não tem começo. É a vida que não apenas não está sujeita ao tempo, como é única, vem de Deus e está em Cristo. Pense em vida eterna não apenas como extensão de vida, mas como a qualidade ou característica da vida" (PERSONA, M).

Neste mundo é convidativa aquela frase em latim Carpe Diem, muito usada no sentido de afirmação do prazer como bem supremo do ser humano. Aproveite a vida, aproveite o momento porque amanhã tudo acaba. O Rei Salomão foi um dos que aproveitou a vida adoidado como se não houvesse amanhã e deixou o livro de Eclesiastes para mostrar o legado da vaidade das vaidades a que o coração humano pode chegar. O bom é que nem tudo acontece apenas debaixo do sol.

Tenho fama de fujona, careta. Isso deve ser bom. Por mais que às vezes causa um desconforto, que acho que não deveria existir, não me envergonho de fugir de algumas ciladas da vida. Me envergonho porque muitas vezes eu mesma acabo me colocando nelas. Mas é melhor dar meia volta e pular fora que chorar o leite derramado.

Carpe Diem sugere aproveitar o melhor do momento, mas não de forma inconsequente. E ser cristão não é ser inconsequente. O pecado já foi julgado na cruz no corpo do Senhor Jesus, não é justo viver por aquele que morreu por mim? Sim, é justo que a vida que Ele me deu quando cri tenha primazia em todas as escolhas.

Existe um poema de Charles T. Studd que descreve lindamente este tema:

Só uma vida, ecoa uma voz no pensamento,

Rogando: "Escolha o melhor de cada momento";

Insistindo que eu deixe minhas metas egoístas,

E me apegue a Deus, em meus atos e m'ia vista.

Só uma vida, que logo vai passar

Só o que for pra Cristo irá ficar.



Só uma vida de anos breves na balança,

Cada um com fardos, temores e esperanças;

Todos com vasos que preciso encher,

Do que é de Cristo, ou com o meu querer;

Só uma vida, que logo vai passar

Só o que for pra Cristo irá ficar.

Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus. 1 Coríntios 10:31

A tradução do poema completo pode ser lido aqui.
 
Leia mais sobre vida eterna aqui