domingo, 7 de agosto de 2016

Palavra da Vida


(...) e as nossas mãos tocaram da Palavra da vida


Cresci lendo e relendo uma coletânea de livros as escondidas. Já vi várias versões de todos os tamanhos, completo ou com alguns poucos livros. Letras mínimas e letras garrafais, a mais recente era em inglês. Não me sentia confortável para lê-la em público, sentia algo estranho naquela coletânea, pois quem mais a ostentava menos lia, e quem não lia, geralmente, nutria um grande desprezo por ela. Por isso eu me escondi.

Existia em mim uma curiosidade que eu não sabia de onde vinha pela história contada naqueles livros. E quanto mais eu lia, menos eu entendia, pensava. Buscava em outras fontes explicações para o que ela me dizia, e percebia que existia uma confusão gigantesca de opiniões sobre o assunto. Conheci muitas pessoas que por não entenderem simplesmente desistiram de apreciar a história mais maravilhosa que somente um autor muito engenhoso poderia escrever.

Esta coletânea foi escrita com a diferença de alguns séculos entre um e outro, antes e depois da vida e morte do seu personagem principal, e desde o último livro, nenhum mais se lhe acrescentou, pois o que aí está ainda nos diz muito, e a cada dia nos revela algo diferente sem, no entanto ser necessário aumentar uma vírgula do que foi escrito. Percebi cedo que só o autor poderia me revelar o que ele tinha escrito.

Ouvindo e vendo a bagunça dos homens no entendimento e ensino do conteúdo dos livros, já desconfiei da realidade sobre o que os livros falavam, mas nunca me acomodei a minha desconfiança, pois um dos livros falava que “Maldito o homem que confia no homem” e “não sabem o que fazem”! O próprio autor me alertava sobre a maldade no coração de seus leitores, inclusive do meu. Ai de mim, confiar em minha sabedoria!

E não foi por causa do coração mau dos outros homens que eu passei a crer em cada palavra daquele livro, mas por reconhecer, lendo-o, a maldade e fraqueza do meu próprio coração. Nenhum outro livro nesse mundo é capaz de revelar a fragilidade da presunção humana, e por isso mesmo nenhum homem consegue manipulá-lo impunemente. Já vi muitas interpretações, mas é o máximo que conseguem, e que convenhamos já faz alguns estragos na história da humanidade.

Desde o primeiro animal que foi morto para que sua pele servisse de vestimenta para cobrir o primeiro casal dos seus pecados, aos sucessivos sacrifícios de cordeiros pelos pecados do povo, até o derradeiro sacrifício do Cordeiro de Deus que tirou o pecado do mundo. Em nenhum noticiário que o homem possa escrever encontrarei tão grandiosa notícia: existe uma solução para o meu coração pecador, que duvida que Deus possa manter sua palavra escrita e intacta, assim como todas as coisas criadas continuam a refletir o seu autor. O homem foi a última obra da criação, mas tudo foi criado para aquele que era amado por Deus desde antes da fundação do mundo: Jesus Cristo.

Um dia, sabendo do juízo que precisava executar, que era cobrar o salário do pecado (a morte) que nós devíamos, Deus mandou Ele, Jesus Cristo em carne (um homem para pagar os pecados de todos os homens), para ser castigado na cruz, após todo o desprezo e humilhação que só um ser humano pode oferecer. Se eu estivesse naquele cenário eu não faria diferente... Até hoje nosso Senhor Jesus é rejeitado. Mas a boa notícia é que está consumado! O Senhor Jesus morreu por mim, e levou na cruz o meu coração mal que o rejeitava! Ele ressuscitou e está com Deus Pai a espera de todos aqueles que crerem no Seu nome para salvação dos pecados.


Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.
Se dissermos que não pecamos, fazêmo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós
1 João 1:9-10

* 1 João 1:1

domingo, 24 de abril de 2016

Mulher Moderna



O que é ser uma mulher moderna? Passei a me questionar sobre esse tema após um comentário de um amigo: “Você quer ser uma mulher moderna com valores tradicionais, isso te torna meio complexa de entender.” Verdade.

A origem de algumas palavras dizem muito, Moderna, por exemplo, vem do latim e quer dizer “modus atual”. A palavra Tradição, também, significa passar adiante. Valor, por sua vez, significa riquezas, bens. Um homem de valor é um homem do bem, rico em caráter, honestidade, e todas as qualidades que hoje formam um conjunto de valores.

Valores são passados adiante exatamente no intuito de não mudar. Logo, por mais que o modus operandis mude, os valores não devem ser alterados. Até as empresas possuem sua missão, visão e valores, às quais todas as ações devem ser subordinadas, e quando fogem desta diretriz, impacta o fundamento da organização.

Para as pessoas não deveria ser diferente. Mas não temos o costume de agir fundamentados por valores, ou por vezes, temos alguns nos guiando, mas desconhecemos quais. Isso causa estranheza diante de quem possui um mínimo de noção sobre quais os valores que o move. Gera “complexidade” algo que se mistura, se confunde no todo, que não é tão fácil de categorizar.

Hoje é comum ver pessoas guiadas pela moda, ou seja, o que alguém decidiu que deve ser valorizado nos tempos atuais. Desde hábitos de consumo, de leitura, de estudo, de política, entretenimento. Sempre somos guiados por algo, se não por escolha consciente, certamente por forma inconsciente.

Se pegarmos como exemplo algumas mulheres de destaque na Bíblia, (Rute, Ester, Ana, Sarah, Rebeca, Isabel, Maria, as irmãs Marta e Maria, Priscila, Lóide e Eunice - avó e mãe de Timóteo), dificilmente, na era moderna elas adotariam atitudes diferente das que tomaram nos relatos descritos. Talvez a forma mudasse, mas os valores que as moviam seriam os mesmos.

E se existe um guia imutável de princípios e valores “tradicionais” é exatamente a Palavra de Deus. Muitos anos se passaram entre Gênesis e Apocalipse, e deste Apocalipse até os tempos modernos. Muitos costumes e leis foram criados, substituídos, renovados; muitos erros cometidos pelo homens, contudo a base de tudo permanece a mesma. Não à toa os livros são chamados testamento.

Então, realmente, por mais que hoje exista um movimento feminista igualitário, cheio de manias e requerendo direitos, muitos deles vistos superficialmente justos, sem entrar no mérito da questão, se em alguma coisa me assemelho à mulher “moderna” é mera coincidência. Sou sim uma mulher igual às demais, pois a essência feminina foi criada por Deus, e por mais feminista, ou machista, uma mulher será sempre uma mulher, criada para ser ajudadora idônea do homem. E viu Deus que tudo quanto tinha feito era muito bom.

Após esse capítulo, com a entrada do pecado no mundo e todas as “escolhas” guiadas por esse princípio em TODA a raça humana, muita água rolou por baixo da ponte, mas a misericórdia do Senhor permanece.

Porquanto o que era impossível à lei, visto que se achava fraca pela carne, Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança da carne do pecado, e por causa do pecado, na carne condenou o pecado.
Para que a justa exigência da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito. (Romanos 8: 3-4)




Sou uma mulher igual às demais, com valores sólidos. O que veio de família foi fruto direto da mesma fé, semelhante aos valores de Timóteo herdados da mãe e da avó. Por sua vez, o que na família desvirtuou-se devido às influências do mundo, deixei para traz.

Por fim, outra citação:

Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor. (Romanos 8: 30-39)