quarta-feira, 8 de março de 2017

Dia da Mulher


Dia 08 de Março, Dia Internacional da Mulher. Existem vários fatores históricos que explicam a origem desse decreto nesta data, que já foram largamente abordados por outros. Datas comemorativas me deixam ressabiada, pois ainda que eu não me apegue aos detalhes das comemorações, não consigo me furtar de acompanhar os comentários.

Essas datas trazem um enfoque para algo que nada tem a ver com o que está sendo comemorado. Por exemplo: Natal fala de Papai Noel, Chester, Perú, presente, ceia; Páscoa fala de coelho, ovo de páscoa, presente; Dia das mães fala de presente; dias das crianças – presente. Quase tudo termina com presente. O Dia da Mulher, contudo ainda está em processo de terminar assim.

O propósito é sutilmente tirar de cena aquilo que a mulher realmente representa para Aquele que a criou. Ajudadora do homem, dona do lar, trabalhadora, vaso mais fraco. Sim, vaso mais fraco. Um vaso frágil não é um vaso de menos valor, é apenas mais delicado, possui outra natureza, foi criado para outros propósitos.

As mulheres hoje deixaram de ser vasos de roseiras e andam suportando jacarandás! Estão aguentando aquilo que plantaram. Para onde esse dia lança o olhar das pessoas? Para as rebeliões contra o homem, para a "liberdade" sexual, contra as mães que eram da geração “ultrapassada”, para as futilidades como reivindicar direitos de usar minissaias sem serem assediadas. O assedio é gerado pela falta de respeito do homem para com a mulher e não necessariamente pela roupa. Até parece que só estupram mulheres seminuas!

De onde surge a falta de respeito? Do fato do homem e da mulher estarem fora de seus lugares. Há muito que o homem deixou o sustento da casa, deixou de fazer com que o suor do seu rosto trouxesse o alimento, há muito que o homem abandonou seu lugar de pai, marido, irmão. Com a degradação da ordem estabelecida para os homens, as mulheres começaram a ocupar seus lugares, afinal alguém tem que fazer as coisas fluírem, certo? Errado.

Um vaso de rosas não suporta um jacarandá sem prejuízo para sua natureza. Não devemos nos esforçar por nos conformar com o jacarandá, temos que pedir arrego, e perguntar ao Criador qual o verdadeiro caminho. Não precisamos fazer o que os homens fazem, não precisamos parecer com os homens, somos o que somos, belas, frágeis, sábias, mulheres!

E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:2